8 de fevereiro de 2013


Campo Pequeno e Arruda dos Vinhos recebem jovens taurinos
Decorrerá de 13 e 16 de Fevereiro, entre Arruda dos Vinhos e Lisboa, o “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas”.
Nele participarão cerca de três dezenas de jovens de Portugal, Espanha, México e Perú. Durante este encontro serão realizadas tentas no campo (tentas é a prática de toureio em regime de treino), sessões culturais em Arruda dos Vinhos e a grande final, no Campo Pequeno.
Nos primeiros dois dias do encontro serão ocupados com a realização de tentas.
A 15 de Fevereiro realiza-se uma tenta e uma visita guiada à ganadaria Veiga Teixeira, durante a qual o ganadero António José da Veiga Teixeira fará uma apresentação dos exemplares a lidar este ano.

Haverá ainda uma palestra sobre aspectos económicos, socioculturais e ambientais da criação do toiro de lide.

Pelas 22:00 em Arruda dos Vinhos será prestada homenagem ao maestro José Luis Bote a cargo do coronel José Henriques.
No último dia deste encontro, 16 de Fevereiro, o Campo Pequeno abrirá as suas portas, às 11:30, para receber todos os jovens que queiram experimentar tourear de salão na arena da Monumental lisboeta.
Às 15:30, no Salão Nobre, realiza-se uma Mesa-redonda sob o tema “O papel das escolas de Toureio na formação artística e humana dos jovens”.

Esta será moderada por José Cáceres, do "Arte e Emoção" na RTP 2, com a participação dos Maestros responsáveis pelas escolas participantes no encontro: Angel Gomez Escorial, “El Almendro”, José António Campuzano, José Luis Bote, José Luis Gonçalves, Luis Vital “Procuna” e Manolo Arruza.

A final do VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas encerra o certame.
Participarão os alunos mais destacados nas tentas de campo, estando em disputa os prémios Real Clube Tauromáquico Português para o Triunfador, Campo Pequeno, para a Melhor Faena e Tertúlia “O Piriquita” para o Melhor Toureio de Capote.
Serão lidados toiros das ganadarias António José Teixeira, Canas Vigouroux, Falé Filipe, Jorge Carvalho, Manuel Coimbra, Varela Crujo e Vinhas, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário