12 de fevereiro de 2013

Cultura

“ O Lago dos Cisnes ” visto pela Companhia Nacional de Bailado


“O Lago dos Cisnes”, um icon do bailado clássico, que dá vida a uma das mais belas peças musicais de Tchaikovsky, vai estar em cena no Teatro Camões de 14 de Fevereiro a 03 de Março.

O Lago dos Cisnes é um ballet dramático com música de Tchaikovsky e libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer.
A sua estreia, muito pouco auspiciosa, ocorreu no Teatro Bolshoi em Moscovo no dia 20 de Fevereiro de 1877.
O fracasso deveu-se, segundo relatos da época, não à música mas à má interpretação da orquestra, dos bailarinos, à coreografia, à cenografia, enfim a tudo menos à música que continua a ser espantosa.

O Lago dos Cisnes é um clássico incontornável da história da dança.
Desde a sua estreia, não muito gloriosa, que foi revisitado inúmeras vezes por todo o mundo, em versões que tomaram as mais diversas formas e feitios.
A música de Tchaikovski continua, no entanto, a ser a grande inspiração, mesmo nas produções que mais romperam com a tradição.
O famoso segundo acto, o acto branco, segundo Lev Ivanov, é também o acto icónico e praticamente intocável de todo o classicismo da dança, na sua concepção quase abstracta da figura de mulher-cisne e na utilização do corpo de baile.
Nesta nova produção da Companhia Nacional de Bailado queremos reproduzir essa tradição coreográfica em toda a sua pureza de estilo, partilhando-a com as imagens e a dramaturgiado cineasta Edgar Pera.
A Fernando Duarte, bailarino principal e ensaiador da Companhia, caberá essa reconstrução coreográfica e coreografia adicional.
A CNB apresenta-nos agora um terceiro e novo olhar de O Lago dos Cisnes...” lê-se na nota de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário