16 de fevereiro de 2013

Fotógrafo português vence prémio World Press Photo

Fotógrafo português vence prémio World Press Photo
O fotógrafo português Daniel Rodrigues venceu o primeiro prémio da categoria Vida Quotidiana da World Press Photo. A imagem registada na Guiné-Bissau foi premiada no âmbito da edição de 2013 do concurso internacional de fotojornalismo.
A fotografia de Daniel Rodrigues, um jovem fotógrafo de 25 anos, revela um grupo de adolescentes guineenses que jogam futebol num campo improvisado que fez parte de quartéis e campos das ex-colónias portuguesas no país.
No site oficial da World Press Photo, a descrição da imagem explica que "muitos jovens jogadores de futebol por todo o mundo tocam na sua primeira bola num campo de terra nua". A obra "Futebol na Guiné-Bissau" mostra o dia-a-dia de jovens rapazes na cidade de Dulombi, na costa ocidental africana.
A World Press Photo promove concursos fotográficos há mais de 55 anos para "encorajar os mais altos padrões do fotojornalismo". Ainda segundo o site oficial da organização independente sem fins lucrativos, este prémio pretende "criar uma ponte que liga profissionais com o público em geral".
O anúncio dos vencedores de cada concurso é feito a nível mundial, sendo que os premiados têm a oportunidade de ver as suas produções fotográficas em exposições que percorrem mais de 45 países e no livro anual da World Press Photo.
O resultado da edição deste ano foi revelado hoje no site oficial do concurso. O desempenho de Daniel Rodrigues foi avaliado por profissionais independentes com experiência em jornalismo visual, tendo-lhe valido a melhor fotografia de abordagem à vida quotidiana mundial.
Os dinamarqueses, Søren Bidstrup, do Berlingske, e Jacob Ehrbahn, do Politiken, alcançaram, respetivamente, o segundo e terceiro lugar da mesma categoria.

Clique
AQUI para visualizar a fotografia vencedora de Daniel Rodrigues e AQUI para aceder ao blogue pessoal do fotógrafo com muitas outras imagens tiradas em vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário