1 de fevereiro de 2013

Livros

Gonçalo M. Tavares candidato ao Prémio Literário Europeu


Com “ Aprender a Rezar na Era da Técnica “, Gonçalo M. Tavares foi nomeado para o Prémio Literário Europeu 2013 para o melhor romance europeu traduzido para holandês.
“Aprender a Rezar na Era da Técnica” (Leren bidden in het tijdperk van de techniek ) foi publicado na Holanda pela Querido tendo sido traduzido por Harrie Lemmens.
Entre os vinte finalistas estão Martin Amis, com Lionel Asbo, Javier Marías, com Os Enamoramentos, Emmanuel Carrère, com Limonov, Hilary Mantel, com Bring Up the Bodies e Ian McEwan com Sweet Tooth.
Este Prémio Literário Europeu é uma iniciativa do Centro Académico Cultural SPUI25, da Fundação Holandesa para a Literatura e vai já na sua terceira edição tendo sido já atribuído a Marie NDiaye, com Três Mulheres Poderosas (Teorema), e Julian Barnes, com O Sentido do Fim (Porto Editora), em 2011 e 2012, respectivamente.
O autor da obra vencedora receberá 10 mil euros e o tradutor 2,5 mil euros.
“Aprender a Rezar na Era da Técnica” de Gonçalo M. Tavares está também nomeada para o IMPAC Dublin Literary Award 2013 e já venceu o Prémio para Melhor Romance Estrangeiro em França em 2010, tendo sido finalista, nesse mesmo ano, do Médicis e do Femina.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário