7 de fevereiro de 2013

Teatro

" Pagar? Aqui , ninguém paga " de Dario Fo em Évora



O Teatro das Beiras apresenta "Pagar? Aqui, ninguém paga" de Dario Fo, no Teatro Garcia de Resende, em Évora pelas 21:30 dos dias 08 e 09 de Fevereiro.
Dario Fo, que foi Prémio Nobel da Literatura em 1997, reescreveu em 2008 uma nova versão de um dos mais carismáticos e simultaneamente mais representados textos da sua extensa obra dramática;“Non si paga! Non si paga!”

A peça estreou em Milão em 1974 e o êxito foi de imediato assinalavel. Trata-se de um texto de caracter interventivo caracterizando a sociedade europeia dos anos oitenta.
No entanto o texto continua a ser de uma extrordinaria actualidade tanto a nivel nacional como internacional.
O tom que Dario Fo utiliza é jocoso, de uma ironia amarga que se torna intemporal, pois o envelhecimento dos textos políticos não acontece quando a própria realidade contradiz esse envelhecimento, tornando-os sempre actuais somente mudando alguns nomes dos intervenientes no processo.
“Sotto paga! Non si paga!”, quase quarenta anos depois, Dario Fo reescreve o texto, muda-lhe o título e situa a acção na Itália de hoje, que também pode ser o Portugal do momento.
A tradução e encenação são de Gil Salgueiro Nave,e a interpretação é da responsabilidade de Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro da Silva, Sara Gabriel e Sónia Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário