8 de fevereiro de 2013

Turismo ( sugestões carnavalescas )

Animação e Música no Carnaval da Banda da Covilhã



Este ano é tempo de enterrar as tristezas e a Banda da Covilhã, não o faz por menos, começando a festa já este sábado 09 de Fevereiro e segunda dia 11 com dois bailes de máscaras repletos de euforia.
A animação está garantida a cargo da faRRA G@striKA e do trio musical XPTO, pela primeira vez na cidade da Covilhã.
Também há espaço para uma rede de voluntariado da Banda da Covilhã com a colaboração dos músicos e dos Amigos da referida Banda.
Apesar de todo este leque de animação, é facto comprovado que o sexto “Jantar dos Encalhados”, que surge quase como uma brincadeira de um grupo de amigos e amigas, sempre associado ao dia de S. Valentim, vai ser realizado no dia 16 de Fevereiro pelas 20:00, na sede.
No decorrer do jantar estão agendados vários jogos como “Porca e parafuso” , “Mensagem” e destaca-se ainda o “Prémio romântico” para o par que “desencalhar” no decorrer do jantar, com oferta de um jantar para dois. Estão apenas sessenta e nove lugares disponíveis
Nada foi deixado ao acaso e a ementa, não podia ser mais completa e sugestiva, entradas “Beijinhos e suspiros”, “Sopa dos deuses”, e o prato principal “Dentadas em cama verde com vista para o céu”, de sobremesa “Lençóis folhados com morangos e chantilly”. No decorrer do jantar será servido o néctar da Covilhã.
Certamente, um destino proveitoso e irresistível para este Carnaval.
A organização da Banda da Covilhã que conta com o apoio da Adega Cooperativa da Covilhã, Licores Serrano, Queijo Braz e Padaria da Ramalha.
 
 
 
Troika, Cultura e Desporto no Carnaval de Loulé
Nos dias 09, 10 e 12 de fevereiro, o mais antigo corso carnavalesco do País está de volta à Avenida José da Costa Mealha.
O Carnaval de Loulé 2013 tem este ano um tema mais do que actual “Entroikados – A Grande Palhaçada”, numa clara alusão ao momento actual que Portugal vive.
O desfile acontece a partir das 15:00 e vai contar com 17 carros alegóricos, grupos de animação, escolas de samba, a “Paraíso Tropical”, de Penafirme da Mata, e “Vai Quem Quer”, de Estarreja, cabeçudos e gigantones, num cortejo que integrará mais de seis centenas de figurantes que vão trazer cor e alegria ao coração da cidade de Loulé.

Para além da Câmara Municipal de Loulé,que elaborou um programa de animação que engloba bailes, festas temáticas, actividades desportivas e culturais, o Carnaval de Loulé o mais antigo Carnaval do país, conta com a participação dae várias associações e clubes de todo o concelho.
Para este ano a organização destaca, a importância desta tradição porque para além do entusiamo das gentes de Loulé e arredores aproveita-se uma época baixa para incrementar o turismo e atrair forasteiros.
 
 
A verdadeira Festa Carnavalesca é em Marvão
A 8ª Edição do carnaval de Marvão chega até nós, em parceira com divesas instituições locais,e afigura-se como o carnaval mais genuino do Alentejo.
Contando com um imenso número de actividades, é extremamente difícil destacar um. Todos primam pela animação e festa.
Desde o desfile de carnaval, passando pelo baile de máscaras com o duo Abílio e Pedro, até à festa no pavilhão multiusos com vários djs convidados e com o grupo “Bóra (ó) baile”, o Carnaval de Marvão é garantia de folia, de tudo o que é genuino no Alentejo, havendo ainda oportunidade de conviver com todos os foliões e, caso ainda tenha energia, de frequentar as fantásticas Matinées de Carnaval que Marvão nos oferece.
Esta é também uma excelente oportunidade, para quem não conhece e deveria conhecer e para quem é um amante da típica cozinha alentejana, de se deliciar com a Quinzena Gastronómia das Comidas de Azeite que se encontra a decorrer nestes dias carnavalescos.




Festa e diversão é no Carnaval de Olhão
Tendo o seu ínicio logo na sexta-feira, dia 08 de Fevereiro, com o desfile infantil na Avenida da Républica em Olhão, e prolongando-se a festa, no dia 09 de Fevereiro, a partir das 22:00, a Sociedade Recreativa Progresso Olhanense acolhe a edição “Mó Carnaval” de 2013.

Caso pense que é tudo, a festa estende-se até dia 12 de Fevereiro, onde em Moncarapacho, se realiza o habitual desfil de carnaval centenário.
Logo apartir das das 10:00 da manhã, do dia 08 de Fevereiro, realiza-se, a cargo das divisões de Desporto e Educação do Município, contando também com o apoio das escolas, o tradicional desfile infantíl da cidade de Olhão.
Aqui, um milhar de crianças mascaradas, do pré-escolar e 1º ciclo, oriundas das escolas públicas e privadas do concelho, vão fazer com toda a certeza as delicias de todos os presentes.
Para quem procura noite de música e diversão, no Sábado, dia 09 de Fevereiro, a partir das 22:00 , vai-se realizar a edição “Mó Carnaval” de 2013.
Esta noite, com concurso de máscaras incluido, tendo prémio monetário, prolonga-se até às 02:00 da madrugada, tendo a banda olhanense Ivete Mangalho& As Rolinhas a missão de animar a festa.
Nos dias 10 e 12 de Fevereiro, em Moncarapacho, com apoios da Câmara Municipal de Olhão e da Junta de Freguesia de Moncarapacho, realiza-se um dos mais conhecidos e tradicionais desfiles de carnaval da região algarvia,contando a importante colaboração da população local.
A partir das 14:30 até às 18:00, sendo a entrada gratuita, vai ser possivel ver o desfile de uma dezena de carros alegóricos e grupos de animação que prometem não desiludir.




Carnaval de Ovar promete muita festa
As criaças, como é sabido, são o motor do carnaval, alguém consegue imaginar um carnaval sem crianças? É claro que não.

Ovar não é excepção, e um dos momentos altos deste carnaval é sem dúvida o desfile infantil, o qual vai abrir as festividades.
Aqui, mais de 1700 crianças de 22 escolas e instituições do concelho de Ovar vão desfilar trajadas a rigor e dar um espectáculo para todos os presentes.
Segue-se depois a apresentação do Rei e Rainha do Carnaval de Ovar 2013.
Aqui, entram em acção Matos Ronca e Ana Ferreira, respectivamente D.Ronca, o Urtigas, e D.Ana, A divertida.

Estes foram os cidadãos do concelho escolhidos para serem os Reis do Carnaval de Ovar 2013.
Escolha essa que é uma éspecie de reconhecimento por parte de Ovar, a duas pessoas que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo ao Carnaval.
No final, vai ser realizado o Concurso das Piadas Colectivas, as habituais sátiras carnavalescas, onde a actualidade, quer a nível local, quer a nível nacional são obrigatórias.




“Carnaval Saloio” em Loures folião mas “Entroikado”
O Carnaval Saloio de Loures começou pelas 10:30 de 08 de Fevereiro com o desfile das escolas pelas ruas da cidade, seguindo-se no dia 09 a coroação dos reis do Carnaval.
No domingo dia 10 tem início, pelas 14:30, o primeiro corso deste ano.
O circuito regressa ao coração de Loures sendo de entrada livre.
Para segunda dia 11 está programado o tradicional Baile Trapalhão no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Loures.

O corso regressa terça feira dia 12, com um Rei Momo bastante debilitado que, não aguentando tanto divertimento e folia, acabará por sucumbir.

O enterro do Rei Momo, simbolizando o enterro de uma festa que regressará no próximo ano, terá lugar na quarta feira de cinzas e promete algum divertimento muito emotivo.



Carnaval em Lisboa
Com entrada livre a festa começa às 17:00 com um espectáculo do Chapitô cheio de malabarismos e objectos fantásticos. Sob o mote Cidadão/Cidadania, parte-se da obra de José Saramago – Memorial do Convento – e da sua relação com os problemas sociais actuais para contar histórias que nos vão fazer sonhar.
Pelas 18:00 horas, ninguém vai ficar indiferente ao som da banda portuguesa Orelha Negra, numa mistura de groove, funk, soul, disco, hip hop e rock, numa mistura melódica encherá o espaço do Rossio.
Depois de encherem o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém e depois de terem estado na Holanda, os Orelha Negra regressam “a casa”.
O concerto de dia 9 de Fevereiro, marca o fecho de um ciclo de concertos em que a banda apresentou ao vivo, as músicas do novo álbum “Orelha Negra”, editado em 2012.
A banda, que está a dar cartas na música portuguesa desde 2009 e que teve êxitos como “Blessed”, “M.I.R.I.A.M.” e “Since you’ve been gone”, toca agora num espaço e a uma hora fora do habitual.
Um ambiente diferente mas sem dúvida especial ou não fosse Carnaval.




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário